15% de reajuste salarial, 30% de reajuste no vale alimentação e piso salarial no valor de R$ 1.500,00. Está foi a proposta que os sindicatos: Sintracoop e Sintrascoopa, que representam os trabalhadores em cooperativas das regiões: Norte, Noroeste e Médio Oeste do estado do Paraná protocolou no sindicato patronal das cooperativas. O presidente dos sindicatos e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas, Mauri Viana Pereira, foi pessoalmente na última terça-feira (10/4), em Curitiba para protocolar o documento dando inicio assim as negociações da campanha salarial de 2018 da categoria.
“Estamos dando inicio as negociações deste ano já que, a data base dos trabalhadores em cooperativas é agora no mês de junho. Realizamos o nosso congresso onde os trabalhadores deliberaram e aprovaram o Rol de reivindicações que foi devidamente protocolado no sindical patronal das cooperativas”, revela Mauri Viana Pereira ao mencionar que a proposta do sindicato foi entregue par o gerente sindical da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Anderson Lechechem e para o assessor jurídico e sindical da entidade, Graziel Pedrozo de Abreu.

DATA BASE
A expressão data base, é conhecida de quase todos os trabalhadores, principalmente daqueles de carteira assinada, mas pouca gente sabe o seu significado e a importância. A data base de uma categoria profissional é a data destinada a correção salarial e a discussão e revisão das condições de trabalho fixadas em acordo, convenção ou dissídio coletivo. É a ocasião que os trabalhadores, organizados através de seus sindicatos, buscam o reajuste salarial anual, manutenção de benefícios e obtenção de outros, como por exemplo, o vale alimentação, plano de saúde, horas extras com adicional superior ao de lei, adicional turno e insalubridade outros.

Enviado por:
Marcelo Silva